" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







domingo, 10 de outubro de 2010


Tens boa capacidade de observação?
Estas bailarinas dançam ao som de uma bonita melodia.
Quantas consegues ver na imagem?



14 comentários:

  1. Olá professora.
    Acho que são 23 bailarinas.
    Luís Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Olá professora a música é engraçada mas eu não consigo contar é confuso .

    Inês Silva

    ResponderEliminar
  3. ola professora,e muito dificil contar,estao todas em cima umas das outras!

    ResponderEliminar
  4. a mensagem -ola professora,e muito dificil contar,estao todas em cima umas das outras foi a sofia p que mandou

    ResponderEliminar
  5. Olá Professora
    Sou Sofia Moinhos.
    No problema das bailarinas, contei 24.

    ResponderEliminar
  6. ola professora sou o henrique e contei 27 bailarinas

    ResponderEliminar
  7. Mariana olá professora apesar das bailarinas estarem todas umas em cima das outras eu consegui contar 24!

    ResponderEliminar
  8. Olá professora,

    Penso que são 23.

    João Tiago

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Professora, Eu contei várias vezes e creio que são 23 bailarinas, Pedro Luís.

    ResponderEliminar
  10. olá professora,
    acho que são 24 bailarinas

    ResponderEliminar
  11. olá professora eu acho que este vvedio tem 34 bailarinas.


    maalda marques 4ºC

    ResponderEliminar
  12. olá professora eu acho que este vedio tem 34 bailarinas


    mafalda marques 4ºc

    ResponderEliminar
  13. Olá professora, contei as bailarinas e acho que são 23.

    ResponderEliminar
  14. Olá professora acho que são vinte e três bailarinas.

    ResponderEliminar