" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







terça-feira, 5 de outubro de 2010

Matemática com Bichos



Consegues resolver este problema?

Pela estrada seguem dois cavalos. Cada cavalo leva dois sacos. Em cada saco há duas gatas. Cada gata tem dois gatinhos. Todos os gatos têm quatro patas. Quantas patas vão nesta viagem?

16 comentários:

  1. Olá professora eu sou a Inês Silva e acho que sei a resposta, nesta viagem vão 60 patas.

    ResponderEliminar
  2. olá professora, acho que são 104 patas.

    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  3. olá professora eu contei 40 patas ao todo.

    Tomás

    ResponderEliminar
  4. Olá sou o Luís Carvalho.
    Acho que são 104 patas.

    ResponderEliminar
  5. ola professora,sou a ana sofia pedrosa e esta adivinha e um bocadinho dificil,mas achei a resposta.vao vinte patas na viagem porque as dos cavalos tambem contam.

    sofia pedrosa

    ResponderEliminar
  6. Olá, eu não sou da vossa escola mas a minha ecola tambem tem um projecto chamado mãos que cuidam da terra e queria ver o projecro da minha turma e sincrer entrei no vosso. Como já estou aqui aproveito e digo a resposta : Acho que nesta viagem vão 64 patas .
    Pedro Afonso da Escola da Fonta Moura

    ResponderEliminar
  7. Olá Professora,sou a inês roriz acho que sao 95 patas ao todo

    ResponderEliminar
  8. Olá Professora eu acho que são 104 patas.

    ResponderEliminar
  9. ola sou o henrique eu acho que sao 28 patas

    ResponderEliminar
  10. sao 32 enganei-me henrique

    ResponderEliminar
  11. Sou o Gonçalo Maya. No total sao 104 patas.

    ResponderEliminar
  12. Olá professora.

    São 104 patas.

    ResponderEliminar
  13. Olá Professora,
    Sou o Pedro Luís, na viagem vão 104 patas.

    ResponderEliminar
  14. olá professora nest viagem vão 32 patas

    mafalda

    ResponderEliminar
  15. são 34 enganei-me mafalda

    ResponderEliminar
  16. professora afinal conclui que são 104 patas
    mafalda

    ResponderEliminar