" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







domingo, 24 de outubro de 2010

Olá amigos!

O prometido é devido...
Aqui estão a notícia e o video de que vos falei na aula. São a prova de que, em matéria de defesa do Ambiente, os portugueses estão muito atrasados !

Encontrei esta notícia num livro velhinho de Biologia. Foi publicada num jornal em 2 de Dezembro de 1980. Sabes quanto tempo já passou?
( Clica duas vezes na notícia para ficar maior e a poderes ler)




















2 comentários:

  1. Não basta "oferecer EA" (condição necessária, mas não suficiente) base da EA do século XX. Na EA que "precisamos" para o século XXI há a necessidade de estruturar um Progreama de EA através de um diagnóstico prévio de avaliação da percepção ambiental do segmento em estudo, bem como aplicar o mesmo instrumenro para avalair a eficácia de Programas oferecidos.

    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    Grupo sem fins lucrativos
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderEliminar
  2. Doutas palavras, as suas! Mas, não podemos ficar apenas pelos estudos, pelos diagnósticos, pelas boas intenções...
    É preciso agir e depressa!
    Ainda que nem sempre se cumpram os tais "protocolos" que advoga, em matéria de Educação Ambiental, mais vale fazer alguma coisa do que não se fazer nada...
    Obrigada pelo contributo.

    ResponderEliminar