" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







terça-feira, 1 de outubro de 2013

23 de Novembro, Dia Mundial da Floresta Autóctone

 Texto nº3


    Ontem, plantei bolotas de carvalho-negral e alvarinho e quase todas tinham radícula. Nós tivemos que pôr terra nos copos , fazer um buraquinho com o dedo indicador e colocar a bolota com a radícula para baixo. 

                                                                     Eduardo ( 3ºD )

Texto nº 4

       No dia 23 de Novembro de 2012, Dia da Floresta Autóctone,
vimos na aula muitas plantas autóctones , como por exemplo : o carvalho, o castanheiro, o pinheiro manso, o sobreiro, etc...
     Na 2ª parte da aula, depois de termos visto muitas plantas, fizemos uma actividade : plantámos  bolotas de carvalho-negral e de carvalho-alvarinho. Eu plantei duas  de carvalho-alvarinho .
                                           
                                                              Tomás Morte  ( 3º D)

Texto nº 5

     Na  sexta-feira, lá  na escola, plantámos  bolotas  de carvalho- 
-negral e outras de carvalho alvarinho. Para não fazermos confusão, a professora formou grupos de dois. Para plantarmos, enchemos os copos de terra, depois com o dedo fizemos buracos e pusemos as bolotas com a raiz para baixo. A professora separou os copos e,  no fim, regámos.
                                                                      Miguel  ( 3º D )

Texto nº 6

       A minha professora explicou tudo sobre a floresta autóctone.  Mostrou-nos as folhas de dois carvalhos diferentes : a do carvalho-alvarinho e a do carvalho-negral. Quando toquei nas folhas e as comparei  vi que não eram nada iguais.
    Fizemos uma actividade em que toda gente participou: plantámos bolotas de carvalho na terra, para isso só tínhamos que fazer um furo com o dedo indicador  e colocar as bolotas com a raiz para baixo. Acho que aquele dia foi o máximo, porque aprendemos a semear carvalhos.
                                                   Isabel  Eça de Queiroz  ( 3º D )




Texto nº 7 

       Sexta-feira, fizemos um actividade com o carvalho-negral e o carvalho-alvarinho. Plantámos as suas bolotas e tirámos fotografias. A actividade foi assim : primeiro pegávamos num copo, depois metíamos terra, enfiávamos o dedo indicador na terra e  colocávamos as bolotas no buraco.
                                                                  
                                                                Lígia Silva ( 3º D )















Texto nº8

      No dia 23 de Novembro comemora-se o Dia da Floresta Autóctone. Para festejarmos este  dia , na escola  plantámos  bolotas de  carvalho-negral e de carvalho alvarinho.
        Com ajuda da professora, colocámos terra nos copos, depois fizemos um buraco com o dedo indicador no meio da terra e por último pusemos as bolotas com a raiz para baixo.
    Ao fazermos esta actividade, aprendi como se faz uma plantação e fiquei a conhecer duas espécies de carvalho diferentes. Gostei muito de ter participado nesta actividade e achei esta aula divertida e interessante.

                                                              Tiago Garcia  ( 3º D )

Texto nº9

       No Dia da Floresta Autóctone , eu e a minha turma estivemos a falar sobre as plantas que nascem em Portugal. Depois,   plantámos  bolotas  de  carvalho-negral  e  de  carvalho-alvarinho.
      As árvores são quem nos  dá o oxigénio, são elas que nos dão a vida. Temos de cuidar bem delas. Se o homem matar as plantas ele também acabará por morrer.
  
                                                                Morgana  ( 3º D )


Texto nº 10 

        Quando tocou para dentro, começámos a falar sobre o Dia da Floresta autóctone. A professora mostrou-nos imagens de plantas no quadro interactivo. Depois, um a um fomos plantar bolotas de carvalho-negral  e alvarinho em copos com terra. 

                                                             Leonor Rocha ( 3º D )

 Texto nº 11

      Nós plantámos bolotas de carvalho-alvarinho e negral. Fomos dois a dois. Os primeiros foram o Duarte  e a Morgana . Era para fazer assim : apanhávamos uma mão cheia de terra, sem deitar para o chão, e punhamos no copo  de plástico, depois com o dedo indicador fazíamos um buraco e metíamos a bolota lá dentro, a seguir tapávamos com terra. 
      Como a minha mãe chegou tarde, fiquei a ajudar a professora  e reguei alguns dos copos .

                                                    Patrícia Solange ( 3º D )

Texto nº 12

       Fizemos uma pesquisa na internet sobre a Floresta Autóctone, depois    plantámos   bolotas  de   carvalho-negral   e  carvalho- 
-alvarinho...

                                                        Tomás Resende  ( 3º D )

Texto nº 13

      Na aula, a professora mostrou-nos tipos de plantas autóctones, como por exemplo: o carvalho-negral, o carvalho-alvarinho , a azinheira, etc...
       Depois, a professora chamou dois meninos de cada vez para plantar bolotas de carvalho-alvarinho e negral, que ela trouxe da aldeia. Enquanto plantávamos, a professora tirava fotos. Tínhamos de colocar terra dentro de um copo , fazer um buraco e pôr a bolota. 
       Nós aprendemos a respeitar as árvores. A professora disse que o eucalipto veio da Austrália e que rouba os nutrientes e a água às outras plantas, tornando os solos mais pobres...
                                                
                                                                Nuno ( 3º D)

As bolotas utilizadas na sementeira foram colhidas na aldeia de Quintã, distrito de Vila Real.





Texto nº14

        Hoje é o Dia da Floresta Autóctone, que significa que é toda a floresta formada por árvores originais do nosso país,  como por exemplo:  o carvalho.
       A nossa professora explicou-nos a importância de manter esta floresta  e dos cuidados a ter, especialmente a limpeza para evitar o fogo que é o maior inimigo da floresta autóctone. Mas, não é o único inimigo, as outras árvores que não são daqui e que ocupam o espaço e sugam o alimento e a água, também o são.
       Para a nossa turma contribuir para o crescimento da nossa velha floresta, a nossa professora ajudou-nos a plantar bolotas de carvalho-alvarinho e negral. Foi assim que celebrámos o Dia da Floresta Autóctone...


                                                                Rodrigo ( 3º D)
                              
     
     

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