" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







terça-feira, 1 de outubro de 2013

20 de Abril, Visita à Horta da Formiga

           Na passada sexta-feira, fomos com a nossa professora fazer uma visita de estudo à Horta da Formiga. O dia estava nebuloso, mas, mesmo assim, eu adorei a tarde. 
           Quando chegámos fomos depositar o lixo que trouxemos de casa,  no ecoponto. 
           Um senhor chamado Maia explicou-nos como se faz a compostagem, mas nós já sabíamos, pois a nossa professora já nos tinha explicado. A seguir fomos ver uma horta biológica. Tinha cebolas, alface, morangueiros... Vimos plantas aromáticas muito cheirosas: salsa, alecrim, funcho, óregãos, etc.
           O senhor Maia contou-nos uma coisa muito engraçada: contou-nos que as joaninhas são muito importantes porque comem as pragas.
                                                                     Rodrigo ( 2º D )


                  ( texto nº2)


          Levámos  material para reciclar e pusemos no ecoponto. Depois falámos sobre a reciclagem e dos cinco seres auxiliares que são: o caracol, a lesma, o bicho da conta, as minhocas e as bactérias.Vimos vários tipos de compostores : alguns pareciam baldes, mas também havia um em forma de ninho. Vimos minhocas californianas dentro de um compostor com borras de café. No triplo compostor , havia lixo orgânico, lixo já em decomposição e finalmente o composto  que era uma terra muito escura.
            Depois, vimos plantas aromáticas, como por exemplo : erva príncipe, cebolinho, tomilho-limão, erva cidreira, orégãos, alecrim, salsa, equinácia, limonete, funcho, tomilho vulgar , etc. Disseram-nos que as plantas aromáticas como o alecrim chamam as joaninhas e que estas comem o piolho preto que aparece nas favas. Tinham lá uma horta biológica onde havia alcachofras, cebolas, repolhos, morangueiros e outras plantas...
      
                                                             Nuno Amorim ( 2º D)


Sem comentários:

Enviar um comentário