" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







domingo, 14 de novembro de 2010


Se houver tempo, iremos, na parte da tarde, fazer uma colheita de bolotas ( frutos do carvalho ). O objectivo é fazer germinar essas bolotas, para obtermos carvalhos. Vamos, assim, instalar um mini-viveiro na escola para tentarmos reproduzir uma espécie autóctone, que é cada vez mais rara nas nossas florestas , devido aos incêndios , à desflorestação, à proliferação do pinheiro bravo e do eucalipto , e de outras espécies invasoras.

A colheita decorrerá numa mata situada próximo do lugar onde se encontra o Dólmen da Barrosa , um conhecido monumento pré-histórico, que aproveitaremos também para visitar.









Curiosidades: Portugal foi bastante coberto por um imenso carvalhal, das diferentes espécies, que o solo ficava de tal modo coberto de bolotas na altura da sua queda, que grande parte delas era arrastada para o oceano com as torrentes.
O atum era grande apreciador das bolotas que chegavam ao mar, a tal ponto que havendo abundância de glandes haveria abundância de atum, sendo esta espécie igualmente conhecida por porco-marinho.


Clicar aqui para ver mais


Carvalho-roble ou Carvalho-alvarinho



2 comentários:

  1. olá professora. Não sabia que as bolotas quando estão a crescer são verdes

    ResponderEliminar
  2. olá professora por acaso também não o sabia!
    mas isso acontece quando estão a crescer ou são assim?

    mafalda

    ResponderEliminar