" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







domingo, 28 de novembro de 2010


Na visita ao dólmen da Barrosa , contámos com a presença da dra. Sílvia, que nos deu preciosas informações sobre este monumento megalítico da idade do bronze. Entre muitas coisas, ficámos a saber que este dólmen com corredor ( monumento nacional desde de 1910) é um dos mais bem conservados do nosso país.

Agradecemos à dra. Sílvia a gentileza de nos ter acompanhado nesta visita. Bem haja!



2 comentários:

  1. eu tambem ja fuia 5 dolmens
    a palavra e estranha
    bjs antonia
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaddddddddddddddddddoooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooo
    ooooooooooooo vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvooooooooooooooooosssssssssssssssoooooooooooo ssssssssssssssssiiiiiiiiiiiitttttttttttttttteeeeeeee

    ResponderEliminar