" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







segunda-feira, 6 de junho de 2011

5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente

7 comentários:

  1. A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam em sua casa, na sua rua ou na sua cidade.
    Uso, em demasia, de insecticidas e outros sprays.
    Barulho dos aviões que passam no ar.
    O funcionamento de motos, automóveis, e outros veículos.
    O dióxido de carbono é responsável por 64 % do efeito de estufa.
    Muitos ambientalistas receiam a extinção de animais devido á intervenção humana.
    O principal responsável pela extinção de animais é o homem, através da caça.
    Fogos e destruição de habitats.
    Ruído forte e incomodativo das perfuradoras mecânicas.
    Provocada pelo desperdício de luz nocturna.
    Em locais com muita luz nocturna, o céu fica coberto por uma enorme bolha luminosa, que nos impede de ver nitidamente as estrelas
    Joana Oliveira

    ResponderEliminar
  2. O planeta Terra é onde nós moramos e sem ele não podemos viver, mas parece que nos esquecemos de o proteger.
    Portanto temos de pensar em reutilizar produtos,reciclar produtos e reduzir consumo.
    Podemos ajudar com gestos simples como ter a luz acesa só o tempo necessário, desligar a torneira quando estamos a lavar os dentes e gastar pouca água a tomar banho.
    Luís Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Achei o documentário muito divertido e é uma
    forma de aprender a cuidar do ambiente.
    O dióxido de carbono é o gás responsável pelo efeito estufa.
    Seguindo as regras deste filme reduzimos a produção deste gás,que pode ser evitado.
    Com o efeito estufa a não deixar o calor sair,a água pode acabar ou os glaciares derretem e a água deles vai acabar por engolir a costa.

    ResponderEliminar
  4. Acho que o ambiente é importante e por isso deve ser preservado, de diferentes formas como reciclar o lixo, poupar energia, não utilizar sacos de plástico, usar apenas a água necessária, isolar as casas,não usar produtos que contêm CFC. Estes últimos, libertam gases para a atmosfera que aquecem o Planeta (efeito de estufa). O metano, que é libertado pelas vacas, é um gás que contribui (15%) para o efeito de estufa. Os animais que morrem e os produtos resultantes das suas actividades são transformados por decompositores em novas substâncias que podem ser reutilizadas. Nas actividades humanas isso já não acontece e é por isso que nós também deveríamos reciclar.

    Pedro Luís

    ResponderEliminar
  5. muito engraçado e muito estimulante para a nossa aprendizagem mas não é só a ver que nós cuidamos do ambiente temos de agir rapidamente e muito eficazmente porque temos um ecossistema muito muito mau mas podemos melhora-lo se nos esforçarmos.

    ResponderEliminar
  6. A Terra é a nossa casa.Devemos cuida-la melhor.temos evitar usar sacos quando vamos às compras, usar lâmpadas economizadoras, reciclar e reutilizar, isolar as nossas casase andar de bicicleta.

    ResponderEliminar
  7. A Terra é onde nós moramos. Devemos andar mais de bicicleta do que de carro, porque o carro faz mais poluição e a bicicleta pelo contrário não faz poluição nenhuma. Parece que as pessoas não se preocupam com o Planeta Terra.Adorei este filme!!

    ResponderEliminar