" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







domingo, 5 de junho de 2011

1 de Junho, Dia Mundial da Criança

No Dia Mundial da Criança , os alunos foram ao atelier da ceramista Aurora Rodrigues - mãe da Sofia Pedrosa - pintar as peças de barro que fizeram na escola, utilizando a técnica da bola. Na coloração das peças empregou-se a técnica do engobe.
Após a fase do enxugo , segue-se a cozedura em forno apropriado (mufla); e só depois veremos o resultado deste trabalho.
Agradeço à mãe da Sofia a amabilidade com nos recebeu, bem como o gesto de generosidade que teve para connosco : abriu-nos o seu atelier, onde pudemos admirar as suas belíssimas criações; dispôs-se a comprar pincéis para todos; ofereceu as tintas e a mufla para cozer as peças; ajudou a orientar toda a actividade, que foi bastante interessante e proveitosa para todos ! Bem haja...



4 comentários:

  1. foi divertido fazer isto

    ResponderEliminar
  2. Foi muito importante ter visitado um atelier de arte porque fiquei a perceber melhor o que lá se faz.

    Rui Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Embora o meu filho Pedro Nuno não seja um grande apreciador de artes, foi sem duvida uma experiência muito positiva.

    ResponderEliminar
  4. Adorei este dia, e a mãe da sofia pedroso é uma grande artista

    ResponderEliminar