" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







sábado, 11 de dezembro de 2010

Conforme o planeado, começámos a preparar o nosso pequeno viveiro com as bolotas que colhemos na nossa visita a Âncora.
As bolotas com radícula foram plantadas directamente na terra; as outras foram colocadas em tabuleiros e têm sido hidratadas diariamente para estimular a sua germinação. As que ganharem radícula serão, depois, transferidas para vasos. Uma pequena parte dessas bolotas, esteve de molho durante 48 horas. A embebição serviu para seleccionar as bolotas viáveis ( algumas vieram à tona, por estarem estragadas); para quebrar a dormência do embrião e facilitar a sua germinação. Após esta fase, as bolotas em bom estado foram plantadas em vasos com uma mistura de turfa, areia e terra de jardim.
Esperamos que destas experiências resultem muitos e belos carvalhos!...








2 comentários: