Ontem, plantei bolotas de carvalho-negral e alvarinho e quase todas tinham radícula. Nós tivemos que pôr terra nos copos , fazer um buraquinho com o dedo indicador e colocar a bolota com a radícula para baixo.
Eduardo ( 3ºD )
Texto nº 4
No dia 23 de Novembro de 2012, Dia da Floresta Autóctone,
vimos na aula muitas plantas autóctones , como por exemplo : o carvalho, o castanheiro, o pinheiro manso, o sobreiro, etc...
Na 2ª parte da aula, depois de termos visto muitas plantas, fizemos uma actividade : plantámos bolotas de carvalho-negral e de carvalho-alvarinho. Eu plantei duas de carvalho-alvarinho .
Tomás Morte ( 3º D)
Texto nº 5
Na sexta-feira, lá na escola, plantámos bolotas de carvalho-
-negral e outras de carvalho alvarinho. Para não fazermos confusão, a professora formou grupos de dois. Para plantarmos, enchemos os copos de terra, depois com o dedo fizemos buracos e pusemos as bolotas com a raiz para baixo. A professora separou os copos e, no fim, regámos.
-negral e outras de carvalho alvarinho. Para não fazermos confusão, a professora formou grupos de dois. Para plantarmos, enchemos os copos de terra, depois com o dedo fizemos buracos e pusemos as bolotas com a raiz para baixo. A professora separou os copos e, no fim, regámos.
Miguel ( 3º D )
Texto nº 6
A minha professora explicou tudo sobre a floresta autóctone. Mostrou-nos as folhas de dois carvalhos diferentes : a do carvalho-alvarinho e a do carvalho-negral. Quando toquei nas folhas e as comparei vi que não eram nada iguais.
Fizemos uma actividade em que toda gente participou: plantámos bolotas de carvalho na terra, para isso só tínhamos que fazer um furo com o dedo indicador e colocar as bolotas com a raiz para baixo. Acho que aquele dia foi o máximo, porque aprendemos a semear carvalhos.
Texto nº 7
Sexta-feira, fizemos um actividade com o carvalho-negral e o carvalho-alvarinho. Plantámos as suas bolotas e tirámos fotografias. A actividade foi assim : primeiro pegávamos num copo, depois metíamos terra, enfiávamos o dedo indicador na terra e colocávamos as bolotas no buraco.
Texto nº8
No dia 23 de Novembro comemora-se o Dia da Floresta Autóctone. Para festejarmos este dia , na escola plantámos bolotas de carvalho-negral e de carvalho alvarinho.
Com ajuda da professora, colocámos terra nos copos, depois fizemos um buraco com o dedo indicador no meio da terra e por último pusemos as bolotas com a raiz para baixo.
Ao fazermos esta actividade, aprendi como se faz uma plantação e fiquei a conhecer duas espécies de carvalho diferentes. Gostei muito de ter participado nesta actividade e achei esta aula divertida e interessante.
Tiago Garcia ( 3º D )
Texto nº9
No Dia da Floresta Autóctone , eu e a minha turma estivemos a falar sobre as plantas que nascem em Portugal. Depois, plantámos bolotas de carvalho-negral e de carvalho-alvarinho.
As árvores são quem nos dá o oxigénio, são elas que nos dão a vida. Temos de cuidar bem delas. Se o homem matar as plantas ele também acabará por morrer.
Morgana ( 3º D )
Texto nº 10
Quando tocou para dentro, começámos a falar sobre o Dia da Floresta autóctone. A professora mostrou-nos imagens de plantas no quadro interactivo. Depois, um a um fomos plantar bolotas de carvalho-negral e alvarinho em copos com terra.
Leonor Rocha ( 3º D )
Texto nº 11
Nós plantámos bolotas de carvalho-alvarinho e negral. Fomos dois a dois. Os primeiros foram o Duarte e a Morgana . Era para fazer assim : apanhávamos uma mão cheia de terra, sem deitar para o chão, e punhamos no copo de plástico, depois com o dedo indicador fazíamos um buraco e metíamos a bolota lá dentro, a seguir tapávamos com terra.
Como a minha mãe chegou tarde, fiquei a ajudar a professora e reguei alguns dos copos .
Patrícia Solange ( 3º D )
Texto nº 12
Fizemos uma pesquisa na internet sobre a Floresta Autóctone, depois plantámos bolotas de carvalho-negral e carvalho-
-alvarinho...
-alvarinho...
Tomás Resende ( 3º D )
Texto nº 13
Na aula, a professora mostrou-nos tipos de plantas autóctones, como por exemplo: o carvalho-negral, o carvalho-alvarinho , a azinheira, etc...
Depois, a professora chamou dois meninos de cada vez para plantar bolotas de carvalho-alvarinho e negral, que ela trouxe da aldeia. Enquanto plantávamos, a professora tirava fotos. Tínhamos de colocar terra dentro de um copo , fazer um buraco e pôr a bolota.
Nós aprendemos a respeitar as árvores. A professora disse que o eucalipto veio da Austrália e que rouba os nutrientes e a água às outras plantas, tornando os solos mais pobres...
Nuno ( 3º D)
As bolotas utilizadas na sementeira foram colhidas na aldeia de Quintã, distrito de Vila Real.
Texto nº14
Hoje é o Dia da Floresta Autóctone, que significa que é toda a floresta formada por árvores originais do nosso país, como por exemplo: o carvalho.
A nossa professora explicou-nos a importância de manter esta floresta e dos cuidados a ter, especialmente a limpeza para evitar o fogo que é o maior inimigo da floresta autóctone. Mas, não é o único inimigo, as outras árvores que não são daqui e que ocupam o espaço e sugam o alimento e a água, também o são.
Para a nossa turma contribuir para o crescimento da nossa velha floresta, a nossa professora ajudou-nos a plantar bolotas de carvalho-alvarinho e negral. Foi assim que celebrámos o Dia da Floresta Autóctone...
Rodrigo ( 3º D)
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