" É essencial ministrar o ensino, em matérias de Ambiente, à juventude assim como aos adultos, tendo em devida consideração os menos favorecidos, com o fim de criar as bases que permitam esclarecer a opinião pública e dar aos indivíduos, às empresas e às colectividades o sentido das suas responsabilidades no que respeita à protecção e melhoria do Ambiente, em toda a sua dimensão humana. É também essencial que os meios de informação de massa evitem contribuir para a deterioração do Ambiente, e que, pelo contrário, difundam informações de natureza educativa sobre a necessidade de proteger e melhorar o Ambiente, a fim de permitir que o homem se desenvolva em todos os aspectos."

Princípio nº 19 da Declaração do Ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente,

reunida em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972



Mãos que Cuidam da Terra é um Projecto desenvolvido em contexto escolar, que tem como fundamento educar e sensibilizar os alunos para as questões ambientais .

A ideia nasceu em 2008 e foi inicialmente trabalhada com alunos do 1º ano numa EB1 do concelho de Matosinhos. No ano lectivo de 2009 /2010, o Projecto foi introduzido na EB1 João de Deus, na turma do 3º C. O Projecto atravessa todas as áreas curriculares e pretende contribuir para uma formação global, alicerçada na ética ambiental . Privilegia a educação para os valores e promove o ensino de boas práticas , com o intuito de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.







domingo, 10 de julho de 2011

Sementeira de aromáticas...

Como era sabido, havia a intenção de criar um jardim de aromáticas no espaço da horta, por isso fomos ao " Cantinho das Aromáticas ", no período das férias da Páscoa, ver e comprar plantas para o nosso projecto. Infelizmente, morreram antes de as termos transplantado. Apesar dos esforços, não consegui que o proprietário nos fornecesse outras para substituir as que se perderam. Todavia, foi possível avançar com o projecto , graças à ajuda da Lipor que nos ofereceu algumas plantas. Para além disso, semeámos várias aromáticas em vasos , tais como: tomilho, calêndula, hortelã, alfazema, manjericão roxo, manjericão verde, cominhos, menta, estragão, alho nirá, cerefólio e aneto. Algumas delas não chegaram a nascer, outras despontaram mas não se desenvolveram o suficiente. Seja como for, a nossa missão foi cumprida...



1 comentário:

  1. lembro me com todo o carinho de estes dois anos otimamente passados com a professor Filomena. foi tudo tao divertido!
    mariana

    ResponderEliminar